quinta-feira, 17 de março de 2016

Dengue, Zika e Chikungunya, que doenças são essas? Conhecer para combatê-las.




Escola Municipal Lafayette Bravo Filho

Professor (a): Juliana Barros Muniz                             


PLANO DE AULA

                                                                                                                                                                        FEVEREIRO / 2016

EJA -Anos Iniciais
 

 Dengue, Zika e Chikungunya, que doenças são essas?
Conhecer para combatê-las.
                                               Educação não transforma no mundo.Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo.
Paulo Freire
1-Apresentação:
            O Brasil, em meio a tantos desafios, enfrenta hoje uma das maiores epidemias de doenças de sua história: Dengue, Zika e Chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A maior preocupação estende-se ao vírus Zika, que tem sido apontado como o causador da microcefalia em alguns bebês nascidos em regiões específicas do país, locais onde a presença do vírus já fora confirmada.
Diante de tamanho desafio, o governo chama à atenção da população para a ajuda efetiva ao combate do mosquito causador de tais doenças. A escola, espaço privilegiado à formação do conhecimento não poderia ficar de fora a esta luta que se estende a todos.Portanto, um Plano de Aula que aborte e conscientize seus alunos faz-se instrumento importante para a promoção da saúdena aquisição de novos hábitos; principalmente aqueles relacionados à fiscalização do acúmulo de água parada em quaisquer recipientes nas casas das pessoas e em terrenos baldios.
O planejamento, atividades a serem desenvolvidas nas diferentes fases, levará em consideração a modalidade de aprendizagem de cada fase dos anos inicias. Por se tratar de uma turma multisseriada, as necessidades no aprofundamento de determinadas questões estarão associadas ao desenvolvimento dos alunos.
2- Objetivos Gerais:
* Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo que deve ser promovido pela ação de diferentes agentes. Esse objetivo ressalta a importância de compreender a dinâmica complexa da saúde, tanto no plano individual como no plano coletivo;
* Compreender os aspectos ambientais específicos de sua localidade (saneamento básico, equipamentos de lazer e cultura, condições de salubridade etc.), compartilhando informações sobre os recursos públicos disponíveis.
3- Habilidades:
-Natureza e sociedade:
* Identificar e interpretar a variação dos indicadores de saúde e de desenvolvimento humano, a partir de dados apresentados em gráficos, tabelas ou textos discursivos;
* Relacionar a incidência de doenças ocupacionais, degenerativas e infectocontagiosas a condições que favorecem a ocorrência;
* Associar a solução de problemas da comunicação, transporte, saúde (epidemias) ou outro, como correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
-Linguagem oral e escrita:
* Ler, compreender e interpretar textos informativos sobre o assunto abordado.
* Identificar e corrigir dificuldades ortográficas recorrentes a partir da escrita das palavras associadas ao tema.
* Construção de jogos de memória (valorizando a escrita das palavras), a partir de imagens associadas às ações específicas de combate ao mosquito.
* Produzir cartazes informativos referentes à importância do combate ao mosquito causador de tais doenças.
- Matemática:
* Identificar e interpretar a variação dos indicadores da expansão das doenças estudadas, a partir de dados apresentados em gráficos, tabelas ou textos discursivos;
* Propor a solução de problemas matemáticos, envolvendo as quatros operações, associados ao tema trabalhado.
4-Metodologia:
·         Rodas de debates sobre o assunto.
·         Introdução dostemas a partir de textos e documentários sobre o assunto.
·         No PowerPoint apresentar informações sobre: sobre prevenção, cuidados, transmissão, principais localidades afetadas e principalmente nossa cidade;
·         A turma dividida em grupos para confeccionar material de divulgação sobre o tema.
·         Exercícios em folhas xerocadas.
·         Confecções de jogos.
5- Recursos:
·         Vídeos
·         Textos
·         Jornais e revistas
·         Folhas xerocadas


6- Duração:

·         1 semanas

7- Avaliação:
·         Na última aula fazer uma recapitulação de tudo que aconteceu durante as aulas anteriores;
·         Anotar os imprevistos, os comentários como investigação de satisfação para propor novas alternativas de ensino (essa prática fará com que cada um evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo).
·         Solicitar apresentação dos trabalhos realizados e grupo;
·         Questionamento durante a aula sobre o que foi abordado;
·         Participação e contribuição da turma com relação ao tema trabalhado.



Adicionar legenda











Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho realizado!