|
Escola
Municipal Lafayette Bravo Filho
|
Professor (a): Juliana
Barros Muniz
|
PLANO DE AULA
|
FEVEREIRO / 2016
|
EJA -Anos Iniciais
|
Dengue, Zika e
Chikungunya, que doenças são essas?
Conhecer para combatê-las.
Educação
não transforma no mundo.Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo.
Paulo Freire
1-Apresentação:
O Brasil, em meio a
tantos desafios, enfrenta hoje uma das maiores epidemias de doenças de sua
história: Dengue, Zika e Chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A maior preocupação estende-se ao
vírus Zika, que tem sido apontado como o causador da microcefalia em alguns bebês
nascidos em regiões específicas do país, locais onde a presença do vírus já
fora confirmada.
Diante
de tamanho desafio, o governo chama à atenção da população para a ajuda efetiva
ao combate do mosquito causador de tais doenças. A escola, espaço privilegiado
à formação do conhecimento não poderia ficar de fora a esta luta que se estende
a todos.Portanto, um Plano de Aula que aborte e conscientize seus alunos faz-se
instrumento importante para a promoção da saúdena aquisição de novos hábitos;
principalmente aqueles relacionados à fiscalização do acúmulo de água parada em
quaisquer recipientes nas casas das pessoas e em terrenos baldios.
O planejamento, atividades a serem desenvolvidas nas diferentes
fases, levará em consideração a modalidade de aprendizagem de cada fase dos
anos inicias. Por se tratar de uma turma multisseriada, as necessidades no
aprofundamento de determinadas questões estarão associadas ao desenvolvimento
dos alunos.
2- Objetivos
Gerais:
* Compreender
a saúde pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo que deve ser
promovido pela ação de diferentes agentes. Esse objetivo ressalta a importância
de compreender a dinâmica complexa da saúde, tanto no plano individual como no
plano coletivo;
* Compreender
os aspectos ambientais específicos de sua localidade (saneamento básico,
equipamentos de lazer e cultura, condições de salubridade etc.), compartilhando
informações sobre os recursos públicos disponíveis.
3- Habilidades: -Natureza e sociedade:
* Identificar
e interpretar a variação dos indicadores de saúde e de desenvolvimento humano,
a partir de dados apresentados em gráficos, tabelas ou textos discursivos;
* Relacionar
a incidência de doenças ocupacionais, degenerativas e infectocontagiosas a
condições que favorecem a ocorrência;
* Associar
a solução de problemas da comunicação, transporte, saúde (epidemias) ou outro,
como correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
-Linguagem oral e escrita:
*
Ler, compreender e interpretar textos informativos sobre o assunto abordado.
*
Identificar e corrigir dificuldades ortográficas recorrentes a partir da escrita
das palavras associadas ao tema.
*
Construção de jogos de memória (valorizando a escrita das palavras), a partir de
imagens associadas às ações específicas de combate ao mosquito.
*
Produzir cartazes informativos referentes à importância do combate ao mosquito
causador de tais doenças.
- Matemática:
*
Identificar e interpretar a variação dos indicadores da expansão das doenças
estudadas, a partir de dados apresentados em gráficos, tabelas ou textos
discursivos;
*
Propor a solução de problemas matemáticos, envolvendo as quatros operações,
associados ao tema trabalhado.
4-Metodologia:
·
Rodas de debates sobre o assunto.
·
Introdução dostemas a partir de textos e documentários
sobre o assunto.
·
No PowerPoint apresentar informações sobre: sobre
prevenção, cuidados, transmissão, principais localidades afetadas e
principalmente nossa cidade;
·
A turma dividida em grupos para confeccionar
material de divulgação sobre o tema.
·
Exercícios em folhas xerocadas.
·
Confecções de jogos.
5- Recursos:
·
Vídeos
·
Textos
·
Jornais e revistas
·
Folhas xerocadas
6- Duração:
·
1 semanas
7- Avaliação:
·
Na última aula fazer uma recapitulação de
tudo que aconteceu durante as aulas anteriores;
·
Anotar os imprevistos, os comentários como
investigação de satisfação para propor novas alternativas de ensino (essa
prática fará com que cada um evolua como profissional e melhore sua didática ao
longo do tempo).
·
Solicitar apresentação dos trabalhos
realizados e grupo;
·
Questionamento durante a aula sobre o que foi
abordado;
·
Participação e contribuição da turma com
relação ao tema trabalhado.
![]() |
Adicionar legenda |
Um comentário:
Parabéns pelo trabalho realizado!
Postar um comentário