quarta-feira, 30 de março de 2016

Estudo de plano de didático - Dengue, Zika e Chikungunya, conhecer para prevenir

Escola Municipal Bernardo Pacheco
Educação de Jovens & Adultos
Ano Letivo:  2016
Professoras: Simone Costa Schimith Bastos  e
                     Vanuza Ximenes


                   ESTUDO  DE  PLANO  DIDÁTICO

1 -  Tema:
        Dengue, Zika e Chikungunya, conhecer para prevenir

2 – Objetivos específicos dentro da proposta curricular da EJA:
( Língua Portuguesa )
·        Reconhecer, em um texto escrito, o que é informação e o que é opinião do autor;
·        Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
( Matemática )
·        Conhecer o Sistema Monetário Brasileiro e realizar cálculos simples.
·        Interpretar e elaborar gráficos simples.
( Ciências )
·        Valorizar a vida e a sua qualidade como bens pessoais e coletivos;
·        Desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde.

( História e Geografia )
·        Buscar informações em diferentes fontes, processá-las e analisá-las criticamente;
·        Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
( Arte )
·        Vivenciar a arte como forma de conhecimento e participação social;
·        Conhecer diferentes correntes das artes visuais, seus sentidos e efeitos.

3 – Conteúdos:
·        Português: Leitura e interpretação de texto
·        Matemática: Pesquisa em mercados e farmácias sobre o valor de repelentes.
·        Ciências: Vídeos informativos, plantio de plantas que repelem mosquitos.
·        História e Geografia: Texto informativo.
·        Arte: Interpretação de charge.

4 – Habilidades:
·        Ler e interpretar textos.
·        Elaborar questões sobre o assunto em estudo.
·        Escrever palavras corretamente.
·        Interpretar charges.
·        Pesquisar preços e realizar tabela com os valores pesquisados.
·        Identificar as plantas que repelem insetos.
·        Conhecer a origem da palavra AEDES.
·        Conhecer os sintomas das doenças.
  
5 – Duração:
       6 aulas.

6 – Recursos:
·        Vídeos em sala de aula.
·        Mudas de algumas plantas usadas como repelentes.
·        Textos diversificados.
·        Pesquisa de reportagens em laboratório de informática.
·        Jornais.

7 – Metodologia:
·        Questionamento sobre o tema da aula – conhecimento prévio.
·        Leitura de textos informativos e charges.
·        Pesquisa de preços de repelentes no mercado e na farmácia do bairro.
·        Plantio de mudas na escola.
·        Confecção de cartazes informativos.

8 – Avaliação:
·        Recapitular o conteúdo estudado.
·        Apresentação e exposição de cartazes.



                                                               


                                                   




 

 







2 comentários:

Fernanda Ferreira disse...

PARABÉNS PELO TRABALHO REALIZADO E POR COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS CONOSCO.

Fernanda Ferreira disse...

PARABÉNS PELO TRABALHO REALIZADO E POR COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS CONOSCO.