quarta-feira, 9 de março de 2016

AJA trabalhando sobre Dengue, Zika e Chicungunya


                        ESTUDO DE PLANO DIDÁTICO
Gisele Martins Alves
E.M. Hermínia dos Santos Silva
15 a 19 de fevereiro de 2016.
AJA
1-    Tema: Dengue, Zika e Chikungunya, que doenças são essas?

2-   Objetivos específicos dentro da proposta curricular da EJA:
- Ciências:
·         Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo que deve ser promovido pela ação de diferentes agentes. Esse objetivo ressalta a importância de compreender a dinâmica complexa da saúde, tanto no plano individual como no plano coletivo;
·         Compreender os aspectos ambientais específicos de sua localidade (saneamento básico, equipamentos de lazer e cultura, condições de salubridade etc.), compartilhando informações sobre os recursos públicos disponíveis.
- Matemática:
·         Coletar e organizar informações em registros pessoais;
·         Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos de barra e de linhas.
- Português:
·         Conhecer e usar apropriadamente textos e os suportes textuais mais frequentes na vida cotidiana, tais como jornais, revistas, panfletos, contas, cartas,etc.

- Estudo da Sociedade e da Natureza:
·         Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo;
·         Buscar informações em diferentes fontes, processá-las e analisá-las criticamente.

3-    Conteúdos:
·         Saúde;
·         Homem como agente transformador;
·         Como melhorar a qualidade do ambiente e a qualidade de vida.
·         Leitura e interpretação de texto;
·         Debate;
·         Construção de gráfico;

4-    Habilidades:
·         Identificar e interpretar a variação dos indicadores de saúde e de desenvolvimento humano, a partir de dados apresentados em gráficos, tabelas ou textos discursivos;
·         Relacionar a incidência de doenças ocupacionais, degenerativas e infectocontagiosas a condições que favorecem a ocorrência;
·         Associar a solução de problemas da comunicação, transporte, saúde (epidemias) ou outro, como correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

5-    Duração:
4 aulas

6-    Recursos:

·         Data show (PowerPoint e videos) ;
·         Material para manuseio (exames laboratoriais, mosquitos, larvas de mosquito, bacia, água, vaso de planta, etc.);
·         Textos diversificados ( jornal, revista, texto científico, etc);
·         Discussão;  
·         Leitura de texto;
·         Laboratório de informática; 
·         Pesquisa;  
·         Trabalho de Grupo; 
·         Planejamento de uma campanha.   

7-    Metodologia:
 ·         Questionar a turma sobre o tema da aula - conhecimento prévio;
·         Apresentar as imagens  solicitando que os alunos falem um pouco sobre cada uma delas;
·         Realização de pesquisa: Atividade de casa: pesquisa de campo nos postos de saúde e hospitais da cidade sobre o quantitativo de casos na nossa Cidade;
·         Leitura e interpretação de texto;
·         Introduzir com texto científico ou tabela classificando e diferenciando as doenças e seus sintomas;
·         Fazer a relação da saúde pessoal, social e ambiental com o que deve ser promovido pela ação ressaltando a importância de compreender a dinâmica complexa da saúde tanto no plano individual como no plano coletivo;
·         No PowerPoint apresentar informações sobre prevenção, cuidados, transmissão, principais localidades afetadas e principalmente nossa cidade;
·         A turma dividida em grupos vai confeccionar material de divulgação (cartazes, panfletos, vídeos, entrevistas, etc.  sobre os principais aspectos ambientais específicos de sua localidade
 (saneamento básico, condições de salubridade etc., compartilhando informações sobre os
recursos públicos disponíveis) para controlar e combater o principal causador das doenças
abordadas nas aulas;




Tema: Dengue, Zika e Chikungunya, que doenças são essas?
     Objetivos:
  • Conhecer  as características do mosquito transmissor do dengue, Zica e Chikungunya;
  • Identificar os sintomas da doença;
  • Selecionar algumas práticas de prevenção  para divulgar na comunidade educativa;
  • Elaborar textos com função social definida;
  • Conhecer e produzir um texto obedecendo as características do gênero instrucional.
  • Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-los aos seus objetivos;
  • Desenvolver a oralidade;
  • Aprender a produzir um artefato que pode proteger sua família contra o risco da Dengue. 
  
CONSTRUINDO UMA ARMADILHA: MOSQUITOEIRA

O momento da confecção da armadilha o professor lê com os alunos o texto produzido no grupo de como fazer a armadilha e deixa que os alunos tentem fazer sozinhos suas mosquitoeiras, passando sempre pelos grupos auxilando quem necessitar de ajuda ou tiver dúvidas. 






Nenhum comentário: