ESTUDO DE PLANO DIDÁTICO
Gisele Martins Alves
E.M. Hermínia dos Santos Silva
15 a 19 de fevereiro de 2016.
AJA
AJA
1- Tema: Dengue, Zika e Chikungunya,
que doenças são essas?
2- Objetivos específicos dentro da proposta curricular da EJA:
- Ciências:
·
Compreender
a saúde pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo que deve ser
promovido pela ação de diferentes agentes. Esse objetivo ressalta a importância
de compreender a dinâmica complexa da saúde, tanto no plano individual como no
plano coletivo;
·
Compreender os aspectos ambientais
específicos de sua localidade (saneamento básico, equipamentos de lazer e
cultura, condições de salubridade etc.), compartilhando informações sobre os
recursos públicos disponíveis.
- Matemática:
·
Coletar
e organizar informações em registros pessoais;
·
Interpretar
e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos de barra
e de linhas.
- Português:
·
Conhecer
e usar apropriadamente textos e os suportes textuais mais frequentes na vida
cotidiana, tais como jornais, revistas, panfletos, contas, cartas,etc.
- Estudo
da Sociedade e da Natureza:
·
Problematizar
fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e
pela ampliação de sua visão de mundo;
·
Buscar
informações em diferentes fontes, processá-las e analisá-las criticamente.
3- Conteúdos:
·
Saúde;
·
Homem como agente transformador;
·
Como melhorar a qualidade do ambiente
e a qualidade de vida.
·
Leitura e interpretação de texto;
·
Debate;
·
Construção de gráfico;
4- Habilidades:
·
Identificar e interpretar a variação
dos indicadores de saúde e de desenvolvimento humano, a partir de dados
apresentados em gráficos, tabelas ou textos discursivos;
·
Relacionar a incidência de doenças
ocupacionais, degenerativas e infectocontagiosas a condições que favorecem a
ocorrência;
·
Associar a solução de problemas da
comunicação, transporte, saúde (epidemias) ou outro, como correspondente
desenvolvimento científico e tecnológico.
5- Duração:
4 aulas
6- Recursos:
·
Data show (PowerPoint e videos) ;
·
Material para manuseio (exames
laboratoriais, mosquitos, larvas de mosquito, bacia, água, vaso de planta,
etc.);
·
Textos diversificados ( jornal,
revista, texto científico, etc);
·
Discussão;
·
Leitura de texto;
·
Laboratório de informática;
·
Pesquisa;
·
Trabalho de Grupo;
·
Planejamento de uma campanha.
7- Metodologia:
·
Questionar a turma sobre o tema da
aula - conhecimento prévio;
·
Apresentar
as imagens solicitando que os alunos
falem um pouco sobre cada uma delas;
·
Realização
de pesquisa: Atividade de casa: pesquisa de campo nos
postos de saúde e hospitais da cidade sobre o quantitativo de casos na nossa
Cidade;
·
Leitura e
interpretação de texto;
·
Introduzir com texto científico ou
tabela classificando e diferenciando as doenças e seus sintomas;
·
Fazer a relação da saúde pessoal,
social e ambiental com o que deve ser promovido pela ação ressaltando a
importância de compreender a dinâmica complexa da saúde tanto no plano
individual como no plano coletivo;
·
No PowerPoint apresentar informações
sobre prevenção, cuidados, transmissão, principais localidades afetadas e
principalmente nossa cidade;
·
A turma dividida em grupos vai
confeccionar material de divulgação (cartazes, panfletos, vídeos, entrevistas,
etc. sobre os principais aspectos
ambientais específicos de sua localidade
(saneamento básico,
condições de salubridade etc., compartilhando informações sobre os
recursos públicos disponíveis) para controlar e combater o
principal causador das doenças
abordadas nas aulas;
Tema: Dengue, Zika e Chikungunya,
que doenças são essas?
Objetivos:
- Conhecer as características do
mosquito transmissor do dengue, Zica e Chikungunya;
- Identificar os sintomas da doença;
- Selecionar algumas práticas de
prevenção para divulgar na comunidade educativa;
- Elaborar textos com função social definida;
- Conhecer e produzir um texto obedecendo as
características do gênero instrucional.
- Reconhecer a necessidade de planejamento sobre
o que se pretende escrever e adequá-los aos seus objetivos;
- Desenvolver a oralidade;
- Aprender a produzir um artefato que pode
proteger sua família contra o risco da Dengue.
CONSTRUINDO UMA ARMADILHA: MOSQUITOEIRA
O momento da confecção da armadilha o professor lê
com os alunos o texto produzido no grupo de como fazer a armadilha e deixa que
os alunos tentem fazer sozinhos suas mosquitoeiras, passando sempre pelos
grupos auxilando quem necessitar de ajuda ou tiver dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário