quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES (LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES)

Atividades trabalhadas pela professora Rosiara Campos Knupp, professora Língua Portuguesa e Artes dos anos finais do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira.

A ARTE NA PROMOÇÃO DE VALORES

Mesmo sob fortes situações de opressão e manipulação política, como, por exemplo, durante regimes totalitários, os artistas sempre encontraram meiosde protestar e combater o que consideram injusto. Existem maneiras mais diretas de falar dessas ideiascom obras que tenham o objetivo claro de conscientizar o público sobre seus direitos e valores, entretanto, NA ARTE, todo esses valores são mostrados em uma linguagem muito especial( quer seja na poesia, no teatro, na pintura ou escultura). Essa linguagem e sutil, delicadatem que ser apreciada de modo muito especial para que possa haver o entendimento.
Ao pensar em PROCESSO DE APRENDIZAGEM, você deve:
(...) parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço.”

QUESTÃO 1: Na condição de indivíduo, como você tem se voltado para olhar um trabalho artístico? Você para analisá-lo, com a tranquilidade de alguém que busca um entendimento da expressão da obra ou simplesmente o vê como um conjunto de cores ou palavras? Justifique sua resposta e a partir do estudamos desenvolva um comentário sobre como devemos ver e apreciar em uma obra de arte.

QUESTÃO 2: Como a ARTE pode promover valores humanos como a justiça, a liberdade, a ética, a solidariedade, o respeito ou combater a violação desses valores?


Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental"(por não se assujeitar aos valores da burguesia) . Morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987. Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo.A poesia de Drummond tem a magia artística de comunicar em linguagem vigorosa, perplexidades, angústias, emoções, inquietudes e desassossegos.  É uma poesia altamente perturbadora na sua linguagem e no seu conteúdo. Incomoda-nos, faz-nos indagar sobre nossa existência e o mundo em que vivemos. Cândido Portinari expressa os dramas do povo brasileiro, e retrata com a sua forma chocante de ver, o que ocasionou forte repercussão na época, visto que a sociedade (1944) não estava preparada para o realismo dos pincéis do pintor.Um dia perguntaram a Portinari por que ele pintava gente tão feia e miserável e ele respondeu que fazia porque, olhando o mundo, era só o que via: miséria e desolação.Ele sofreu perseguições por parte do governo, justamente por pintar e chocar a miséria em seus quadros.

QUESTÃO 3. Você conhecia o poeta Drummond? Do que estudamos sobre a Arte como transmissão de valores, qual o posicionamento do poeta nestas questões sociais?

QUESTÃO 4. POESIA “ DE MÃOS DADAS” (Carlos Drummond de Andrade)
Mãos dadas (Poema da obra Sentimento do mundo). Obra de 1940

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes,
A vida presente.

Neste poema o poeta reafirma a sua consciência da existência de outros homens, seus companheiros. Com eles é que se sente de mãos dadas, e renunciou aos seus temas pessoais: uma mulher, uma história, a paisagem vista da janela. Não mais se refugiará na solidão porque o que lhe interessa é o tempo presente em que se acha inserido, e os homens que o cercam. Escrito em 1940, revela a perplexidade ante os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial e no Brasil, em função da implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas(1937), um contexto de clima de opressão e medo imposta pela ditadura militar.

QUESTÃO 5:A ideia central do poema é que o autor:

A) solidariza-se com os homens.
B) sugere a união dos poetas em prol de um mundo futuro melhor.
C) está ligada a uma mensagem política, à união do povo contra a “exploração do homem pelo homem”.
D) deseja ver todos os homens unidos numa vida mais justa e mais humana   

QUESTÃO 6: “Estou preso à vida e olho meus companheiros”. (Verso 03).
 A ideia contida neste verso também está presente em :

A) “o tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente”. (Versos 12 e 13)
B) “não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida”. (Verso 10).
C) “não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,” (Verso 09).
D) “Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”. (Verso 07).

QUESTÃO 7: “Não serei o cantor de uma mulher” (Verso 08). Essa declaração está contida em um dos versos abaixo:

A) “não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida” (Verso 10).
B) “Não direi os suspiros ao anoitecer” (Verso 9).
C) “não fugirei para as ilhas” (Verso 11).
D) “não cantarei o mundo futuro” (Verso 02).

QUESTÃO 8: Em que trecho da música popular brasileira encontra-se a temática desse texto de Drummond?

A) “Ando devagar porque já tive pressa e levo este sorriso porque já chorei demais” (Almir Satter).
B) “Viver e não ter a vergonha de ser feliz e cantar (...) a beleza de ser um eterno aprendiz” (Gonzaguinha).
C) “Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não”
(Geraldo Vandré).
D) “Queria ter amado mais, ter chorado mais, (...) teraceitado as pessoas como elas são, cada um sabe a
alegria e a dor que traz no coração” (Titãs).


QUESTÃO 9:
“Criança Morta”de Cândido Portinari,que faz parte da série sobre os retirantes nordestinos tem sua carga dramática potencializada pela composição do quadro - um agrupamento humano do qual se projeta a criança morta. Pelo predomínio do tom terroso que marca a parte inferior da tela,pelas lágrimas da menina e,principalmente,pelo aspecto tenebroso das figuras humanas,que oscila do cadavérico ao fantasmagórico.Um quadro dantesco de luta entre a vida e a morte.

Reflita e dê sua opinião.
O artista deve manter-se neutro quando confrontado com situações que envolvem valores? Por quê? Música, teatro, dança, cinema, fotografia, pintura ou escultura podem e devem denunciar situações de opressão, preconceito, corrupção? Qual a sua opinião sobre isso?

************************************************

ARTE EMOCIONAL – O EXPRESSIONISMO
           
           Estamos rodeados de imagens, daí a importância de saber fazer uma leitura. A imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o mundo visual.
O Expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do inicio do século XX.
Pretendia realizar uma pintura dramática, angustiante, com sensações dolorosas sobre o destino do homem.
                O Movimento Artístico Expressionistaretratou em muitas de suas obras as angústias e aflições do povo europeu durante a Primeira Guerra Mundial, sendo esse o motivo de cenas dramáticas que miséria, fome e violência.
             Para entender as características da pintura expressionista, sua história e os sentimentos expressados pelos quadros, observe a figura ao lado e responda a estas questões: Quem é a pessoa retratada? Homem? Mulher? Por que grita? Onde está? Quais sensações e sentimentos a figura provoca em você? Como o artista representou o céu?
             

         "O Grito", do artista norueguês Edvard Munch (1893) é uma das obras mais importantes do movimento expressionista. No quadro há uma figura andrógina (não é possível afirmar se é homem ou mulher),num momento de profunda angústia e desespero existencial.O artista não representava apenas o que via, mas também o que ele sentia em relação ao fato que estava sendo.         Para alcançar seus objetivos os expressionistas chegavam a deformar as figuras.
No Brasil o movimento foi muito importante. Observa-se um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social,espiritual e culturalos artistas da época propunham denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as consequências desse desequilíbrio.

INTERTEXTUALIDADE LÍNGUA PORTUGUESA- GÊNERO TEXTUAL: CHARGE(AULA 02)

CHARGISTAS – OS ARTISTAS DO HUMOR.

O homem sempre sentiu a necessidade de se expressar através do desenho e da pintura. E os CHARGISTAS não são diferentes.Quando se trata de uma charge, você está lidando com uma LINGUAGEM ARTÍSTICA.

Os CHARGISTAStêm a habilidade para, através do desenho, fazerem uma crítica político-social do momento.E tudo com leveza, humor, sutileza e pimenta calabresa.E sem o uso de muitas palavras. Às vezes, nenhuma.

CHARGE – Quando um fato pode ser representado por meio de uma forma gráfica, temos a CHARGE, que nasceu da caricatura no século XIX, quando o desenhista Honoré Daumier criticava implacavelmente o governo por meio de seus desenhos publicados no jornal La Caricature. Em vez de escrever a respeito dos fatos, ele ia à carga (charge=ataque) e expressava sua opinião sobre o fato acontecido usando IMAGENS (TEXTOS NÃO VERBAIS) que além de provocar o riso, levavam à reflexão. Sua função é a de ajudar as pessoas a entenderem melhor a realidade e a formarem uma VISÃO CRÍTICA a respeito dos acontecimentos que as envolvem.

IMPORTANTE: as charges requerem a mobilização de conhecimentos prévios para que seja possível a interpretação.


ATIVIDADES: OBSERVE A CHARGE:
Análise Discursiva Proposta:
1.       Ano de Publicação.

2.       Significado da SIGLASTF.

3.       Verificar a LINGUAGEM FIGURADA em “FICHAS SUJAS”. Qual o sentido no texto deFICHAS SUJAS? 

4.       Qual a crítica que está sendo feita?



5.       Qual a intenção do cartunista em associar o quadro “ O Grito” com a  produção da charge?

************************************************

         AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NO BRASIL

As informações e conhecimentos que temos deste tempo foi, resultado de pesquisas de historiadores e antropólogos.
As primeiras manifestações artísticas registradas neste período no Brasil foram a dos INDÍGENAS e consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas. Essas pinturas eram chamadas de pinturas rupestres.
 Os temas retratados nas gravuras e pinturas rupestres geralmente estão ligados ao cotidiano, como caça, fertilidade, objetos domésticos ou de trabalho. Acredita-se que muitas cenas tinham carácter mágico- religioso, como uma preparação para o que ainda seria vivido, como uma situação de caça por exemplo.
As pinturas rupestres podem ser feitas com os dedos ou com a ajuda de utensílios; as cores são obtidas do carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha e amarela) e, às vezes, com cera de abelha. Substâncias líquidas – água, clara de ovo, sangue etc. – tambémsão empregadas nas pinturas.

Os pesquisadores classificaram essas pinturas e gravuras em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas e obras com motivos geométricos. No NATURALISMO predominam as representações de figuras humanas que aparecem ora isoladas, ora participando de um grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. No grupo dos motivos naturalistas, encontram-se também figuras de animais, cujas representações mais frequentes são de veados, onças, pássaros diversos, peixes e insetos. No GEOMÉTRICO, as figuras com motivos geométricos são muito variadas: apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, círculos, círculos concêntrico, cruzes, espirais e triângulos.

          ESTUDO DIRIGIDO:
1.       Como foram chamadas as primeiras manifestações artísticas do Brasil?
2.       A que povo pertencia essas manifestações artísticas?
3.       Onde e como eram feitas essas Artes?
4.       Quais assuntos eram retratados nestas pinturas artísticas?
5.       Como era feita a coloração dos desenhos?
6.       Quais os dois grupos em que se dividem essas manifestações artísticas?
7.       Explique o GRUPO NATURALISTA.
8.       Explique o GRUPO GEOMÉTRICO.
1.       Reproduza algum desenho da arte rupestre.


_____________________________________________________________________________________________
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”
Carlos Drummond de Andrade                                                            

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei!!!!