Atividades trabalhadas pela professora Rosiara Campos Knupp, professora Língua Portuguesa e Artes dos anos finais do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira.
A ARTE NA PROMOÇÃO DE
VALORES
Mesmo sob
fortes situações de opressão e manipulação política, como, por exemplo, durante
regimes totalitários, os artistas sempre encontraram meiosde protestar e
combater o que consideram injusto. Existem maneiras mais diretas de falar
dessas ideiascom obras que tenham o objetivo claro de conscientizar o público
sobre seus direitos e valores, entretanto, NA ARTE, todo esses valores são
mostrados em uma linguagem muito especial( quer seja na poesia, no teatro, na
pintura ou escultura). Essa linguagem e sutil, delicadatem que ser apreciada de
modo muito especial para que possa haver o entendimento.
Ao pensar em PROCESSO DE APRENDIZAGEM, você
deve:
(...) parar para pensar, parar para olhar,
parar para escutar, pensar mais devagar; parar para sentir, sentir mais
devagar, demorar-se nos detalhes, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os
olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão,
escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e
dar-se tempo e espaço.”
QUESTÃO 1: Na condição de indivíduo, como você tem se voltado para
olhar um trabalho artístico? Você para analisá-lo, com a tranquilidade de
alguém que busca um entendimento da expressão da obra ou simplesmente o vê como
um conjunto de cores ou palavras? Justifique sua resposta e a partir do
estudamos desenvolva um comentário sobre como devemos ver e apreciar em uma
obra de arte.
QUESTÃO 2: Como a ARTE pode promover valores humanos como a
justiça, a liberdade, a ética, a solidariedade, o respeito ou combater a
violação desses valores?
QUESTÃO 3. Você conhecia o poeta Drummond? Do que estudamos sobre a
Arte como transmissão de valores, qual o posicionamento do poeta nestas
questões sociais?
QUESTÃO 4.
POESIA “ DE MÃOS DADAS” (Carlos Drummond de Andrade)
Mãos dadas
(Poema da obra Sentimento do mundo). Obra de 1940
Não serei o poeta de
um mundo caduco.
Também não cantarei o
mundo futuro.
Estou preso à vida e
olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas
nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero
a enorme realidade.
O presente é tão
grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos
muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de
uma mulher, de uma história,
Não direi os suspiros
ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
Não distribuirei
entorpecentes ou cartas de suicida,
Não fugirei para as
ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha
matéria, do tempo presente, os homens presentes,
Neste poema o poeta reafirma a sua consciência da existência de outros
homens, seus companheiros. Com eles é que se sente de mãos dadas, e renunciou
aos seus temas pessoais: uma mulher, uma história, a paisagem vista da janela.
Não mais se refugiará na solidão porque o que lhe interessa é o tempo presente
em que se acha inserido, e os homens que o cercam. Escrito em 1940, revela a
perplexidade ante os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial e no Brasil, em função
da implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas(1937), um contexto de clima de
opressão e medo imposta pela ditadura militar.
QUESTÃO 5:A ideia central do
poema é que o autor:
A)
solidariza-se com os homens.
B)
sugere a união dos poetas em prol de um mundo futuro melhor.
C) está
ligada a uma mensagem política, à união do povo contra a “exploração do homem
pelo homem”.
D)
deseja ver todos os homens unidos numa vida mais justa e mais humana
QUESTÃO
6: “Estou preso à vida e olho meus
companheiros”. (Verso 03).
A
ideia contida neste verso também está presente em :
A) “o tempo é a minha matéria, o tempo
presente, os homens presentes, a vida presente”. (Versos 12 e 13)
B) “não distribuirei entorpecentes ou
cartas de suicida”. (Verso 10).
C) “não direi os suspiros ao anoitecer,
a paisagem vista da janela,” (Verso 09).
D) “Não nos afastemos muito, vamos de
mãos dadas”. (Verso 07).
QUESTÃO
7: “Não serei o cantor de uma mulher”
(Verso 08). Essa declaração está contida em um dos versos abaixo:
A) “não distribuirei entorpecentes ou
cartas de suicida” (Verso 10).
B) “Não direi os suspiros ao anoitecer”
(Verso 9).
C) “não fugirei para as ilhas” (Verso
11).
D) “não cantarei o mundo futuro” (Verso
02).
QUESTÃO
8: Em que trecho da música popular
brasileira encontra-se a temática desse texto de Drummond?
A) “Ando devagar porque já tive pressa e
levo este sorriso porque já chorei demais” (Almir Satter).
B) “Viver e não ter a vergonha de ser
feliz e cantar (...) a beleza de ser um eterno aprendiz” (Gonzaguinha).
C) “Caminhando e cantando e seguindo a
canção, somos todos iguais, braços dados ou não”
(Geraldo Vandré).
D) “Queria ter amado mais, ter chorado
mais, (...) teraceitado as pessoas como elas são, cada um sabe a
alegria e a dor que traz no coração”
(Titãs).
QUESTÃO 9:
“Criança Morta”de Cândido
Portinari,que faz parte da série sobre os retirantes nordestinos tem sua carga
dramática potencializada pela composição do quadro - um agrupamento humano do
qual se projeta a criança morta. Pelo predomínio do tom terroso que marca a
parte inferior da tela,pelas lágrimas da menina e,principalmente,pelo aspecto
tenebroso das figuras humanas,que oscila do cadavérico ao fantasmagórico.Um
quadro dantesco de luta entre a vida e a morte.
Reflita e dê
sua opinião.
O artista deve manter-se neutro quando confrontado com
situações que envolvem valores? Por quê? Música, teatro, dança, cinema,
fotografia, pintura ou escultura podem e devem denunciar situações de opressão,
preconceito, corrupção? Qual a sua opinião sobre isso?
Estamos rodeados de imagens, daí a importância de saber fazer uma leitura. A imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o mundo visual.
************************************************
ARTE EMOCIONAL – O EXPRESSIONISMO
Estamos rodeados de imagens, daí a importância de saber fazer uma leitura. A imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o mundo visual.
O Expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do inicio do século XX.
Pretendia realizar uma pintura dramática, angustiante, com sensações dolorosas sobre o destino do homem.
O Movimento Artístico Expressionistaretratou em muitas de suas obras as angústias e aflições do povo europeu durante a Primeira Guerra Mundial, sendo esse o motivo de cenas dramáticas que miséria, fome e violência.
Para entender as características da pintura expressionista, sua história e os sentimentos expressados pelos quadros, observe a figura ao lado e responda a estas questões: Quem é a pessoa retratada? Homem? Mulher? Por que grita? Onde está? Quais sensações e sentimentos a figura provoca em você? Como o artista representou o céu?
"O Grito", do artista norueguês Edvard Munch (1893) é uma das obras mais importantes do movimento expressionista. No quadro há uma figura andrógina (não é possível afirmar se é homem ou mulher),num momento de profunda angústia e desespero existencial.O artista não representava apenas o que via, mas também o que ele sentia em relação ao fato que estava sendo. Para alcançar seus objetivos os expressionistas chegavam a deformar as figuras.
No Brasil o movimento foi muito importante. Observa-se um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social,espiritual e culturalos artistas da época propunham denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as consequências desse desequilíbrio.
INTERTEXTUALIDADE LÍNGUA PORTUGUESA- GÊNERO TEXTUAL: CHARGE(AULA 02)
CHARGISTAS – OS ARTISTAS DO HUMOR.
O homem sempre sentiu a necessidade de se expressar através do desenho e da pintura. E os CHARGISTAS não são diferentes.Quando se trata de uma charge, você está lidando com uma LINGUAGEM ARTÍSTICA.
Os CHARGISTAStêm a habilidade para, através do desenho, fazerem uma crítica político-social do momento.E tudo com leveza, humor, sutileza e pimenta calabresa.E sem o uso de muitas palavras. Às vezes, nenhuma.
CHARGE – Quando um fato pode ser representado por meio de uma forma gráfica, temos a CHARGE, que nasceu da caricatura no século XIX, quando o desenhista Honoré Daumier criticava implacavelmente o governo por meio de seus desenhos publicados no jornal La Caricature. Em vez de escrever a respeito dos fatos, ele ia à carga (charge=ataque) e expressava sua opinião sobre o fato acontecido usando IMAGENS (TEXTOS NÃO VERBAIS) que além de provocar o riso, levavam à reflexão. Sua função é a de ajudar as pessoas a entenderem melhor a realidade e a formarem uma VISÃO CRÍTICA a respeito dos acontecimentos que as envolvem.
IMPORTANTE: as charges requerem a mobilização de conhecimentos prévios para que seja possível a interpretação.
ATIVIDADES: OBSERVE A CHARGE:
Análise Discursiva Proposta:
1. Ano de Publicação.
2. Significado da SIGLASTF.
4. Qual a crítica que está sendo feita?
5. Qual a intenção do cartunista em associar o quadro “ O Grito” com a produção da charge?
************************************************
AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NO BRASIL
As informações e conhecimentos que temos deste tempo foi,
resultado de pesquisas de historiadores e antropólogos.
As primeiras manifestações artísticas registradas neste
período no Brasil foram a dos INDÍGENAS e consistiam em traços feitos nas
paredes de argila das cavernas. Essas pinturas eram chamadas de pinturas
rupestres.
Os temas retratados nas gravuras e pinturas
rupestres geralmente estão ligados ao cotidiano, como caça, fertilidade,
objetos domésticos ou de trabalho. Acredita-se que muitas cenas tinham carácter
mágico- religioso, como uma preparação para o que ainda seria vivido, como uma
situação de caça por exemplo.
As pinturas rupestres podem ser feitas com
os dedos ou com a ajuda de utensílios; as cores são obtidas do carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha e amarela) e, às vezes, com
cera de abelha. Substâncias líquidas – água, clara de ovo, sangue etc. – tambémsão
empregadas nas pinturas.
Os pesquisadores classificaram essas
pinturas e gravuras em dois grandes
grupos: obras com motivos naturalistas e obras com motivos geométricos.
No NATURALISMO predominam as representações de figuras humanas que aparecem ora
isoladas, ora participando de um grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. No grupo dos motivos naturalistas, encontram-se também figuras de animais, cujas representações mais frequentes são de veados, onças, pássaros diversos, peixes e insetos. No GEOMÉTRICO, as figuras com motivos geométricos são muito variadas: apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, círculos, círculos concêntrico, cruzes, espirais e triângulos.
ESTUDO DIRIGIDO:
1.
Como
foram chamadas as primeiras manifestações artísticas do Brasil?
2.
A que
povo pertencia essas manifestações artísticas?
3.
Onde e
como eram feitas essas Artes?
4.
Quais
assuntos eram retratados nestas pinturas artísticas?
5.
Como
era feita a coloração dos desenhos?
7.
Explique
o GRUPO NATURALISTA.
8.
Explique
o GRUPO GEOMÉTRICO.
1.
Reproduza
algum desenho da arte rupestre.
_____________________________________________________________________________________________
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”
Carlos Drummond de Andrade
Um comentário:
Amei!!!!
Postar um comentário