terça-feira, 12 de novembro de 2013

EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA

No dia 31/10, os professores e a coordenação da Educação de Jovens e Adultos se reuniram para discutirem "EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA".

Em grupos, os professores propuseram diversas atividades. Os múltiplos olhares sobre um mesmo texto e o trabalho em equipe renderam interessantes materiais para serem utilizados com os alunos.

A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA
Na chácara do Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha!

Quando chove muito,
o Chico  brinca de barco,
porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.

Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.

Dizem que a chácara do Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.

Outras coisas, ninguém procure,
porque não acha.
Coitado do Chico Bolacha!

(Cecília Meireles)

MATEMÁTICA

Observe a figura e conte o número de chuchus. Após 3 semanas, o número de chuchu dobra. Quantos legumes, então, teremos?

Chico colhe dez caixas de chuchu mensalmente. Quantas caixas, então, Chico terá colhido no final de:
a)      2 meses?
b)      3 meses?
c)       6 meses?
d)      10 meses?
e)      12 meses?

      Monte um gráfico com a produção anual da chácara, sabendo que Chico colhe 10 caixas de chuchu por semana. No eixo horizontal, represente  os meses do ano e, no eixo vertical, a produção.

CIÊNCIAS
1   Sabemos que o chuchu é um legume. Você concorda que esse legume ajuda a ter uma alimentação saudável? Como é a sua alimentação?

      Relacione o preço dos produtos à alta e à baixa na safra.

      Fale sobre o uso de agrotóxico nas plantações de alimentos.

      Monte uma receita que tenha o chuchu como principal ingrediente.

      Discussão: agrotóxicos X saúde.

      Discussão: A influência do clima nas atividades rurais (lucro X prejuízo).

GEOGRAFIA E HISTÓRIA
7
     Explique o que é agricultura familiar.

     Explique os motivos que levam ao êxodo rural.

   No mapa, identifique os estados da região sudeste, pintando minas gerais como o estado da cidade de Caxambu.
1
    Releia a frase: “Chico trabalha na enxada”. Qual a importância do trabalho agrícola na economia?
1
    Em relação aos acidentes de trabalho, que cuidados devem ser tomados em relação à atividade desenvolvida por Chico?
1  
    Aponte características que diferenciem “zona rural” e “zona urbana”.

    Discutir sobre a importância de cada profissão na sociedade.

PORTUGUÊS
 Identifique o sentido da palavra “caxambu” em outro contexto.

Trabalhando com dicionário: Procure no texto palavras desconhecidas e, em seguida, forme frases com estas palavras.

Trabalhando com rimas: Juntamente com os colegas procurar palavras que rimem entre si listando-as em um cartaz.

 Pesquisar em revistas e jornais palavras que tenham X e CH.

 Produção de texto: Criar um “Chico Bolacha” de acordo com a sua realidade.

Trabalhando no laboratório de informática: Pesquisar a bibliografia de Cecília Meireles.
Professoras aguardando o início do encontro



 A coordenadora Ana Paula Cortes Rodrigues acolhendo o grupo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!!!