Em grupos, os professores propuseram diversas atividades. Os múltiplos olhares sobre um mesmo texto e o trabalho em equipe renderam interessantes materiais para serem utilizados com os alunos.
A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA
Na chácara do Chico
Bolacha,
o que se procura
nunca se acha!
Quando chove muito,
o Chico brinca de
barco,
porque a chácara vira
charco.
Quando não chove nada,
Chico trabalha com a
enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico
Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.
Dizem que a chácara do
Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.
Outras coisas, ninguém
procure,
porque não acha.
Coitado do Chico Bolacha!
(Cecília Meireles)
MATEMÁTICA
Observe a figura e conte o número de chuchus.
Após 3 semanas, o número de chuchu dobra. Quantos legumes, então, teremos?
Chico colhe dez caixas de chuchu mensalmente.
Quantas caixas, então, Chico terá colhido no final de:
a) 2
meses?
b) 3
meses?
c) 6
meses?
d) 10
meses?
e) 12
meses?
Monte um gráfico com a produção anual da
chácara, sabendo que Chico colhe 10 caixas de chuchu por semana. No eixo
horizontal, represente os meses do ano
e, no eixo vertical, a produção.
CIÊNCIAS
1 Sabemos que o chuchu é um legume. Você concorda
que esse legume ajuda a ter uma alimentação saudável? Como é a sua alimentação?
Relacione o preço dos produtos à alta e à baixa na safra.
Fale sobre o uso de agrotóxico nas plantações de alimentos.
Monte uma receita que tenha o chuchu como principal ingrediente.
Discussão: agrotóxicos X saúde.
Discussão: A influência do clima nas atividades rurais (lucro X prejuízo).
GEOGRAFIA E HISTÓRIA
7
Explique o que é agricultura familiar.
Explique os motivos que levam ao êxodo rural.
No mapa, identifique os estados da região sudeste, pintando minas gerais como o estado da cidade de Caxambu.
Explique o que é agricultura familiar.
Explique os motivos que levam ao êxodo rural.
No mapa, identifique os estados da região sudeste, pintando minas gerais como o estado da cidade de Caxambu.
1
Releia a frase: “Chico trabalha na enxada”. Qual a importância do trabalho agrícola na economia?
Releia a frase: “Chico trabalha na enxada”. Qual a importância do trabalho agrícola na economia?
1
Em relação aos acidentes de trabalho, que cuidados devem ser tomados em relação à atividade desenvolvida por Chico?
Em relação aos acidentes de trabalho, que cuidados devem ser tomados em relação à atividade desenvolvida por Chico?
1
Aponte características que diferenciem “zona rural” e “zona urbana”.
Aponte características que diferenciem “zona rural” e “zona urbana”.
Discutir sobre a importância de cada profissão na sociedade.
PORTUGUÊS
Identifique
o sentido da palavra “caxambu” em outro contexto.
Trabalhando com dicionário: Procure no texto
palavras desconhecidas e, em seguida, forme frases com estas palavras.
Trabalhando
com rimas: Juntamente com os colegas procurar palavras que rimem entre si
listando-as em um cartaz.
Pesquisar
em revistas e jornais palavras que tenham X e CH.
Produção
de texto: Criar um “Chico Bolacha” de acordo com a sua realidade.
Trabalhando
no laboratório de informática: Pesquisar a bibliografia de Cecília Meireles.
Professoras aguardando o início do encontro
A coordenadora Ana Paula Cortes Rodrigues acolhendo o grupo.
Um comentário:
Parabéns!!!
Postar um comentário