As atividades propostas desenvolvidas na E.M. Cypriano Mendes da Veiga, localizada na Estrada Barracão dos Mendes, na zona rural na cidade de Nova Friburgo têm como objetivo trabalhar a diversidade
na Educação de Jovens e Adultos com o intuito de oferecer alternativas para a
discussão de opiniões e experimentar novas formas de produzir e (re) construir
conhecimentos. Tendo em vista a diversidade midiática que envolve as
relações sociais, surge a necessidade de despertar novos olhares e novas
interpretações nos sujeitos envolvidos. Assim, a escola traz
abertura de novos horizontes acerca das implicações da cultura midiática e suas
significações, por isso, surge à necessidade de utilizar a imagem a partir de
um objetivo pedagógico que implica em despertar no educando um olhar crítico e
consciente acerca das influências externas advindas das relações sociais e os
meios de comunicação, a imagem fílmica é um processo de formação da criticidade
dos sujeitos, ensinando-os a ler o que veem.
Desta forma,
este trabalho intenciona despertar nos alunos a vontade de interrogar, de
interpretar e de buscar nas experiências os caminhos para produzir
conhecimentos em permanente interação e diálogo.
A intenção das professoras de Ciências e Língua Portuguesa é trabalhar com o filme: "Cartas para Deus" com o intuito de fazer a releitura da forma mais concisa que se
puder. Exige um
olhar a mais, esteticamente há muito a se observar além de seu enredo, há um
roteiro, um ou vários escritores, há elementos como a aproximação da câmera de
determinado objeto, colocando-o em primeiro plano, e ainda recursos de
sonoplastia que são fundamentais para a produção de sentidos.
O
cinema assim extrapola o conceito de projeção e a ampliação de um conjunto de
imagens e sons em movimento, de registro cultural reproduzido ou recriado em uma
época, pois ele pode também sensibilizar o estudante e colaborar para que ele
ressignifique e reestruture seu meio a qual está inserido.
O filme foi assistido por todos os alunos das 6ª até a 9ª fase da EJA. Após o filme as professoras de Ciências e Língua Portuguesa, que optaram por fazer um trabalho interdisciplinar, deixaram em aberto a discursão sobre o mesmo, foram feitos levantamentos pertinentes para que os alunos pudessem completar a ficha de análise preparada pelas professoras: "Ficha de análise do filme trabalhado".
1. Ficha
de análise de filmes / vídeos:
a)
Dados técnicos:
ü
Título do filme original:
ü
Título do filme em Português:
ü
Equipe técnica (direção, produção, técnicos,
roteiro, figurino, elenco principal, fotografia, trilha sonora etc.);
b)
Questões para analise do filme escolhido:
Qual o tema do filme? O que os realizadores do
filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a
sua resposta.
Você assimilou / aprendeu alguma coisa com este
filme? O quê?
Algum elemento do filme não foi compreendido?
Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
Selecione uma sequencia protagonizada por um dos
personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que
a sua motivação tem a ver com o tema do filme?
Qual o personagem favorito no filme? Por quê?
Qual é o personagem de que você menos gostou?
Por quê?
Descreva o uso da cor no filme. Ele enfatiza as
emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em
questão?
Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu
criar um clima correto para a história? Como você usaria a música no filme?
Todos os eventos retratados no filme são
verdadeiros (ou verossímeis)? Descreva as cenas que você achou especialmente
bem coerentes e fiéis à realidade. Quais as sequências que parecem menos
realistas? Por quê?
Qual a síntese da história contada pelo filme?
Como a montagem do filme interfere na história
contada pelo filme?
c)
Análise Pessoal:
Um comentário:
Parabéns pelo trabalho!!!
Postar um comentário