terça-feira, 24 de março de 2015

E.M. Cypriano Mendes da Veiga - trabalhando o Projeto: "RE- CONSTRUIR CONHECIMENTOS..."


As atividades propostas desenvolvidas na E.M. Cypriano Mendes da Veiga, localizada na Estrada Barracão dos Mendes, na zona rural na cidade de Nova Friburgo têm como objetivo trabalhar a diversidade na Educação de Jovens e Adultos com o intuito de oferecer alternativas para a discussão de opiniões e experimentar novas formas de produzir e (re) construir conhecimentos. Tendo em vista a diversidade midiática que envolve as relações sociais, surge a necessidade de despertar novos olhares e novas interpretações nos sujeitos envolvidos. Assim, a escola traz abertura de novos horizontes acerca das implicações da cultura midiática e suas significações, por isso, surge à necessidade de utilizar a imagem a partir de um objetivo pedagógico que implica em despertar no educando um olhar crítico e consciente acerca das influências externas advindas das relações sociais e os meios de comunicação, a imagem fílmica é um processo de formação da criticidade dos sujeitos, ensinando-os a ler o que veem.

Desta forma, este trabalho intenciona despertar nos alunos a vontade de interrogar, de interpretar e de buscar nas experiências os caminhos para produzir conhecimentos em permanente interação e diálogo.
A intenção das professoras de Ciências e Língua Portuguesa é trabalhar com o filme: "Cartas para Deus" com o intuito de fazer a releitura da forma mais concisa que se puder. Exige um olhar a mais, esteticamente há muito a se observar além de seu enredo, há um roteiro, um ou vários escritores, há elementos como a aproximação da câmera de determinado objeto, colocando-o em primeiro plano, e ainda recursos de sonoplastia que são fundamentais para a produção de sentidos.

O cinema assim extrapola o conceito de projeção e a ampliação de um conjunto de imagens e sons em movimento, de registro cultural reproduzido ou recriado em uma época, pois ele pode também sensibilizar o estudante e colaborar para que ele ressignifique e reestruture seu meio a qual está inserido.

 

 O filme foi assistido por todos os alunos das 6ª até a 9ª fase da EJA. Após o filme as professoras de Ciências e Língua Portuguesa, que optaram por fazer um trabalho interdisciplinar,  deixaram em  aberto a discursão sobre o mesmo, foram feitos levantamentos pertinentes para que os alunos pudessem completar a ficha de análise preparada  pelas professoras:  "Ficha de análise do filme trabalhado".
1.       Ficha de análise de filmes / vídeos:
 
a)      Dados técnicos:
ü  Título do filme original:
ü  Título do filme em Português:
ü  Equipe técnica (direção, produção, técnicos, roteiro, figurino, elenco principal, fotografia, trilha sonora etc.);
 
b)      Questões para analise do filme escolhido:
Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta.
Você assimilou / aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?
Algum elemento do filme não foi compreendido?
  Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
Selecione uma sequencia protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que a sua motivação tem a ver com o tema do filme?
Qual o personagem favorito no filme? Por quê?
Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
Descreva o uso da cor no filme. Ele enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
  Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música no filme?
  Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros (ou verossímeis)? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais as sequências que parecem menos realistas? Por quê?
  Qual a síntese da história contada pelo filme?
  Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?
 
c)       Análise Pessoal:
 
 

 

 
 


 

 
 

Um comentário:

Edméa disse...

Parabéns pelo trabalho!!!