A Semana/Mês Pedagógica: “(Re) Construir
Conhecimentos” tem como proposta assumirmos uma postura de facilitadores do
processo de busca do conhecimento, pois cada aluno é um sujeito histórico
repleto de saberes particulares.
Segundo
Freire (Apud BECKER, 2001, p.45), “o conhecimento é entendido como um produto
da sensação ou da percepção. Na teoria de Piaget, ao contrário, o conhecimento
é concebido como uma construção”. Afinal, em Educação de Jovens e Adultos não
se insiste sobre o conteúdo a ensinar e sim a aprendizagem de técnicas e meios
para obter o conhecimento, ou seja, aprender a aprender. E isto é de
fundamental importância quando se espera que os adultos desenvolvam
determinadas habilidades, para que através destas, possam construir e
desenvolver suas competências.
A educação tem sido conhecida como uma prática que é necessária para a
vida social. Segundo Paulo Freire (2009, p. 47), “a educação não é uma doação
ou imposição, mas uma devolução dos conteúdos coletados na própria sociedade,
que depois de sistematizados e organizados, são devolvidos aos indivíduos na
busca de uma construção de consciências críticas frente ao mundo”. Sendo assim,
a construção do saber está ligada às relações do indivíduo com a sociedade e o
ambiente em que vive.
Os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos precisam estar
cientes sobre o meio social e cultural dos educandos para fazer as relações dos
conteúdos e de toda a recepção dos mesmos. Por isso o ensinar tornou-se mais do
que esclarecer as dúvidas existentes, mas sim uma troca de vivências desses
alunos e a necessidade de formar cidadãos com atitudes diferenciadas. Luckesi enfatiza
que a ação docente só terá sentido se o professor atentar para o seguinte
princípio da prática docente: “Estar interessado que o aluno aprenda e se
desenvolva individual e coletivamente”. Segundo ele, o interesse do professor
pelo aluno é o aspecto mais importante e significativo para que o aluno seja
capaz de efetivamente aprender a aprender (1994, p. 68).
Portanto,
o projeto “Semana/Mês pedagógico: (Re) Construir Conhecimentos” terá como
finalidade possibilitar a re-construção de novos significados, por meio de
conhecimentos já existentes, a fim de proporcionar vivências educativas que
incentivem o gosto pelo (re) aprender.
As atividades propostas neste
documento têm como objetivo trabalhar a diversidade
na Educação de Jovens e Adultos com o intuito de oferecer alternativas para a
discussão de opiniões e experimentar novas formas de produzir e (re) construir
conhecimentos, auxiliando a prática do professor, e não apenas facilitando o
acesso à informação. Tendo em vista a diversidade midiática que envolve as
relações sociais, surge a necessidade de despertar novos olhares e novas
interpretações nos sujeitos envolvidos. Assim, a escola tem como papel a
abertura de novos horizontes acerca das implicações da cultura midiática e suas
significações, por isso, surge à necessidade de utilizar a imagem a partir de
um objetivo pedagógico que implica em despertar no educando um olhar crítico e
consciente acerca das influências externas advindas das relações sociais e os
meios de comunicação, a imagem fílmica é um processo de formação da criticidade
dos sujeitos, ensinando-os a ler o que veem.
A opção
em utilizar o cinema se dá pelo fato de que o mesmo exige um olhar a mais,
esteticamente há muito a se observar além de seu enredo, há um roteiro, um ou
vários escritores, há elementos como a aproximação da câmera de determinado
objeto, colocando-o em primeiro plano, ou ainda recursos de sonoplastia que são
fundamentais para a produção de sentidos.
1. Como escolher o filme:
Mais do que seu gosto pessoal ou
o dos alunos, é importante responder a essas questões:
ü Qual o objetivo didático da
atividade?
ü Como este filme pode ajudar a
atingi-lo?
ü Ele é adequado à faixa etária e
às características da turma?
2.
Como
planejar a exibição:
O uso
do cinema em sala de aula requer um trabalho prévio. Veja o que fazer antes da
exibição:
ü Consiga uma cópia do filme. Se
não estiver disponível nas locadoras, você pode consultar cinematecas ou
solicitá-lo a distribuidora, ou baixar do site youtube;
ü Mesmo que já tenha assistido,
veja novamente para definir como irá trabalhar a temática e decidir quais trechos
exibirá;
ü Faça um plano de aula, prevendo
em que momento o filme será exibido à turma e inclua a atividade no
planejamento;
3. Sugestões de porta curtas:
ü Vidas no lixo;
ü Ilha das Flores;
Selecionados dos sites: www.curtaescola.com.br
portacurtas.org.br/filme
Vidas no lixo
https://www.youtube.com/watch?v=ikaNCqZF4tE
https://www.youtube.com/watch?v=ikaNCqZF4tE
Ilha das Flores
4. Exemplos de fichas para análise de
filmes / vídeos:
4.1. Ficha
de análise de filmes / vídeos:
a)
Dados técnicos:
ü
Título do filme original:
ü
Título do filme em Português:
ü
Equipe técnica (direção, produção, técnicos,
roteiro, figurino, elenco principal, fotografia, trilha sonora etc.);
b)
Questões para analise do filme escolhido:
ü
Qual o tema do filme? O que os realizadores do
filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a
sua resposta.
ü
Você assimilou / aprendeu alguma coisa com este
filme? O quê?
ü
Algum elemento do filme não foi compreendido?
ü
Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
ü
Selecione uma sequencia protagonizada por um dos
personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que
a sua motivação tem a ver com o tema do filme?
ü
Qual o personagem favorito no filme? Por quê?
ü
Qual é o personagem de que você menos gostou?
Por quê?
ü
Descreva o uso da cor no filme. Ele enfatiza as
emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em
questão?
ü
Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu
criar um clima correto para a história? Como você usaria a música no filme?
ü
Todos os eventos retratados no filme são
verdadeiros (ou verossímeis)? Descreva as cenas que você achou especialmente
bem coerentes e fiéis à realidade. Quais as sequências que parecem menos
realistas? Por quê?
ü
Qual a síntese da história contada pelo filme?
ü
Como a montagem do filme interfere na história
contada pelo filme?
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