terça-feira, 3 de março de 2015

Semana / Mês Pedagógica 2015



A Semana/Mês Pedagógica: “(Re) Construir Conhecimentos” tem como proposta assumirmos uma postura de facilitadores do processo de busca do conhecimento, pois cada aluno é um sujeito histórico repleto de saberes particulares.

Segundo Freire (Apud BECKER, 2001, p.45), “o conhecimento é entendido como um produto da sensação ou da percepção. Na teoria de Piaget, ao contrário, o conhecimento é concebido como uma construção”. Afinal, em Educação de Jovens e Adultos não se insiste sobre o conteúdo a ensinar e sim a aprendizagem de técnicas e meios para obter o conhecimento, ou seja, aprender a aprender. E isto é de fundamental importância quando se espera que os adultos desenvolvam determinadas habilidades, para que através destas, possam construir e desenvolver suas competências.
A educação tem sido conhecida como uma prática que é necessária para a vida social. Segundo Paulo Freire (2009, p. 47), “a educação não é uma doação ou imposição, mas uma devolução dos conteúdos coletados na própria sociedade, que depois de sistematizados e organizados, são devolvidos aos indivíduos na busca de uma construção de consciências críticas frente ao mundo”. Sendo assim, a construção do saber está ligada às relações do indivíduo com a sociedade e o ambiente em que vive.
Os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos precisam estar cientes sobre o meio social e cultural dos educandos para fazer as relações dos conteúdos e de toda a recepção dos mesmos. Por isso o ensinar tornou-se mais do que esclarecer as dúvidas existentes, mas sim uma troca de vivências desses alunos e a necessidade de formar cidadãos com atitudes diferenciadas.  Luckesi enfatiza que a ação docente só terá sentido se o professor atentar para o seguinte princípio da prática docente: “Estar interessado que o aluno aprenda e se desenvolva individual e coletivamente”. Segundo ele, o interesse do professor pelo aluno é o aspecto mais importante e significativo para que o aluno seja capaz de efetivamente aprender a aprender (1994, p. 68). 
Portanto, o projeto “Semana/Mês pedagógico: (Re) Construir Conhecimentos” terá como finalidade possibilitar a re-construção de novos significados, por meio de conhecimentos já existentes, a fim de proporcionar vivências educativas que incentivem o gosto pelo (re) aprender. 




As atividades propostas neste documento têm como objetivo trabalhar a diversidade na Educação de Jovens e Adultos com o intuito de oferecer alternativas para a discussão de opiniões e experimentar novas formas de produzir e (re) construir conhecimentos, auxiliando a prática do professor, e não apenas facilitando o acesso à informação. Tendo em vista a diversidade midiática que envolve as relações sociais, surge a necessidade de despertar novos olhares e novas interpretações nos sujeitos envolvidos. Assim, a escola tem como papel a abertura de novos horizontes acerca das implicações da cultura midiática e suas significações, por isso, surge à necessidade de utilizar a imagem a partir de um objetivo pedagógico que implica em despertar no educando um olhar crítico e consciente acerca das influências externas advindas das relações sociais e os meios de comunicação, a imagem fílmica é um processo de formação da criticidade dos sujeitos, ensinando-os a ler o que veem.

 A opção em utilizar o cinema se dá pelo fato de que o mesmo exige um olhar a mais, esteticamente há muito a se observar além de seu enredo, há um roteiro, um ou vários escritores, há elementos como a aproximação da câmera de determinado objeto, colocando-o em primeiro plano, ou ainda recursos de sonoplastia que são fundamentais para a produção de sentidos.

1.       Como escolher o filme:
Mais do que seu gosto pessoal ou o dos alunos, é importante responder a essas questões:
ü  Qual o objetivo didático da atividade?
ü  Como este filme pode ajudar a atingi-lo?
ü  Ele é adequado à faixa etária e às características da turma?
2.       Como planejar a exibição:
O uso do cinema em sala de aula requer um trabalho prévio. Veja o que fazer antes da exibição:
ü  Consiga uma cópia do filme. Se não estiver disponível nas locadoras, você pode consultar cinematecas ou solicitá-lo a distribuidora, ou baixar do site youtube;
ü  Mesmo que já tenha assistido, veja novamente para definir como irá trabalhar a temática e decidir quais trechos exibirá;
ü  Faça um plano de aula, prevendo em que momento o filme será exibido à turma e inclua a atividade no planejamento;
3.       Sugestões de porta curtas:
ü  Vidas no lixo;
ü  Ilha das Flores;

Selecionados dos sites:   www.curtaescola.com.br                                         
                                            portacurtas.org.br/filme

                                                          Vidas no lixo
                                 
                              https://www.youtube.com/watch?v=ikaNCqZF4tE



                                                                      Ilha das Flores



4.       Exemplos de fichas para análise de filmes / vídeos:
4.1.       Ficha de análise de filmes / vídeos:

               a)      Dados técnicos:
ü  Título do filme original:
ü  Título do filme em Português:
ü  Equipe técnica (direção, produção, técnicos, roteiro, figurino, elenco principal, fotografia, trilha sonora etc.);

                b)      Questões para analise do filme escolhido:
ü  Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta.
ü  Você assimilou / aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?
ü  Algum elemento do filme não foi compreendido?
ü  Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
ü  Selecione uma sequencia protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que a sua motivação tem a ver com o tema do filme?
ü  Qual o personagem favorito no filme? Por quê?
ü  Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
ü  Descreva o uso da cor no filme. Ele enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
ü  Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música no filme?
ü  Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros (ou verossímeis)? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais as sequências que parecem menos realistas? Por quê?
ü  Qual a síntese da história contada pelo filme?
ü  Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?

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