No dia 27 e março foi realizada a Reunião Pedagógica com os professores que atuam nas turmas da EJA. O tema: "EJA é Cultura" foi trabalhado com os presentes por meio da dinâmica: "Colcha de Retalhos" e também foram sugeridas atividades com músicas, filmes e curtas metragens para trabalhar com os alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Coordenadora Ana Paula sempre elogiando os professores por seus trabalhos nas turmas.
Alegria e carinho são as marcas dos profissionais que atuam na EJA.
Dinâmica: Colcha de Retalhos
Dinâmicas de Identidade e Valores, nossa identidade cultural
Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avós ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e, portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na importância do nosso passado, nas origens de nossa família, e mais, de nossa comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que forma a cultura da nossa cidade e de nosso país influencia o nosso modo de ver as coisas?
Pois é. Nós somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da via de nossos pais
e avós, somos também um pouquinho da vida de nossos pais e avós, da nossa, do
nosso bairro, das pessoas que estão à nossa volta, seja na cidade ou no país
onde vivemos.
Isso é o que se chama identidade cultural. E esta é uma atividade que ajuda a
buscar essa identidade - o que significa buscar a nossa própria história,
conhecemos a nós mesmos e a tudo que nos rodeia. Buscar a identidade cultural é
“entender para respeitar” nossos sentimentos e os daqueles com quem
compartilhamos a vida.
Material:
* Tecido - lona, algodão, morim cortados em tamanho
e formatos variados;
* Tinta de
tecido ou tinta guache (é bom lembrar que o guache se dissolve em água);
* Linha e agulha ou cola de tecido.
* Linha e agulha ou cola de tecido.
Como se faz:
1ª Etapa: História de Vida
Peça a todos os participantes
para relembrarem um pouco de suas histórias pessoais e das histórias de suas
famílias, pensando em suas origens, sentimentos e momentos marcantes, em
sonhos, enfim, em tudo aquilo que cada pessoa considera representativo de sua
vida. Depois disso, peça para escolherem pedaços de tecidos para pintar
símbolos, cores ou imagens relacionadas às suas lembranças. Esse é um momento
individual, que deve levar o tempo necessário para que cada um se sinta à
vontade ao expressar o máximo de sua história de vida. Quando todos terminarem,
proponha a composição da primeira parte da Colcha de Retalhos, que pode ser
feita costurando ou colando os trabalhos de cada um, sem ordem definida.
2ª Etapa: História da Comunidade
Esta etapa exige muito diálogo
entre os participantes, que devem construir a história da comunidade onde
vivem. Uma boa Uma dica é pesquisar junto aos mais velhos. O grupo escolhe
alguns fatos, acontecimentos e características da comunidade para
representá-los também em pedaços de tecido pintados. Pode-se reunir as pessoas
em pequenos grupos para a criação coletiva do trabalho. Todas as pinturas,
depois de terminadas, deverão ser costuradas ou coladas compondo um barrado
lateral na colcha.
Todos desenhando...
3ª Etapa: História da cidade, do país, da Terra
Alegria expressão nos sorrisos dos que fazem com amor o trabalho na Educação de Jovens e Adultos.
Lindo resultado da dinâmica
Parabéns ! Para todos os professores, diretores e dirigentes presentes.
2 comentários:
Parabéns, equipe de Coordenação da EJA/SME, pois as reuniões são de altíssima qualidade: material, dinâmicas, sugestões... Vale a pena sair do colégio e ir ao encontro de tantas oportunidades de aprendizagens e trocas de experiências.
Momento de grande aprendizado e trocas de experiências!
Parabéns, coordenação! É muito bom saber que podemos contar com vocês, sempre!!!
Postar um comentário