sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

SIMULADO - EJA - 2015



SIMULADO - EJA - 2015

A Coordenação da Educação de Jovens e Adultos – SME realizou o segundo simulado / EJA realizado na rede municipal com os alunos que frequentam as classes da 5ª e 9ª fases nas unidades escolares que atendem a EJA. 
O simulado (teste avaliativo) tem como objetivo auxiliar os professores na identificação dos objetivos (competências e habilidades) que ainda não foram dominados pelos educandos.

Os simulados são grandes aliados no processo ensino-aprendizagem, pois ajudam os alunos a perceberem quais são seus pontos fortes e fracos, além, é claro, de sinalizarem para os professores os pontos que também devem ser revistos e melhores fixados. São com esses olhos que os estudantes e os professores devem enxergar os “testes avaliativos”. O resultado deve ser uma amostra daquilo que o aluno deve estudar mais ou / daquilo que o professor deve aplicar de maneira diferente ou ainda reforçar.

Ao elaborar as questões do simulado levamos em consideração que a avaliação é um dos instrumentos que possibilita repensar o processo da sala de aula e como afirma Luckesi “A avaliação só faz sentido quando leva ao desenvolvimento do educando” e, a mesma deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor em que as competências e habilidades possam realmente ser aprimoradas. 

A seguir, apresentamos as competências e habilidades de Língua Portuguesa e Matemática que utilizaremos como critérios de avaliação no Simulado / EJA. Selecionamos duas competências e duas habilidades de cada disciplina, pois os mesmos englobam tanto a 5ª fase do Ensino Fundamental I quanto à 9ª fase do Ensino Fundamental II.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Língua Portuguesa

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 

- Dominar a norma culta da 

Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. 

- Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. 


F1 - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação e construir uma consciência crítica sobre os usos que se fazem delas. 

H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação (informativo, publicitário, artístico e de entretenimento). 

H 2 - Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação, considerando sua função social. 




COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Matemática

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA 

I - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema. 

II - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema. 

F1- Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros e racionais. 

H1 - Utilizar no contexto social diferentes significados e representações dos números (naturais, inteiros e racionais.) 

H2 - Utilizar algum procedimento de cálculo com números naturais, inteiros ou racionais. 

H3 - Resolver situação problema com números naturais, inteiros ou racionais envolvendo significados da adição, subtração, multiplicação ou divisão. 






Nenhum comentário: