quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Simpósio da EJA municipal reúne centenas de pessoas



O Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura ficou praticamente lotado na noite do dia 25 de agosto, para receber as centenas de pessoas que foram participar do II Simpósio da EJA:
 Desafios x Possibilidades, realizado pela Prefeitura, através da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos. 
Professores, alunos e gestores da Educação de escolas públicas e privadas tiveram a oportunidade de conhecer algumas histórias reais de progressos conquistados com alunos da EJA, além de terem assistido a uma palestra ministrada pela Ângela Maria  que abordou o seguinte tema:
 “Saberes necessários para se trabalhar a diversidade na EJA”. 
Na palestra foram levantadas várias questões, com destaque para a o analfabetismo e como ele é encarado pela sociedade e, em seguida, foi realizada uma mesa-redonda para apresentação de experiências de sucesso na EJA. 
Uma representante da Escola Estação do Rio Grande, abordou o tema: Desafios e Possibilidades: EJA Nova Friburgo. 
Já a Escola Lafayette Bravo Filho, falou sobre “Processo de Alfabetização em área de risco”.
 O Colégio Dermeval Barbosa Moreira apresentou a plataforma online de reforço escolar. 
E encerrando os temas da mesa-redonda, o Colégio Rui Barbosa tratou do tema: inclusão e a reconstrução de histórias de vida. 
O maior objetivo da EJA é a inclusão, assim como o acolhimento, pois os jovens e adultos que não estudaram, não o fizeram porque não foram dadas as condições para tal. 
Como normalmente acontece nos eventos da EJA, foram realizadas apresentações com os alunos. 
Na abertura, a banda do Colégio Rui Barbosa esquentou o clima para dar início ao evento. 
Na metade do simpósio, foi a vez dos alunos da escola Messias de Moraes Teixeira, com a releitura da obra “Os Retirantes”, de Cândido Portinari, através de um quadro vivo, unindo música e teatro. 
E, encerrando o evento, os alunos do Colégio Dermeval Barbosa Moreira apresentaram um trecho do trabalho desenvolvido no festival literário cujo tema foi Villa-Lobos.



A coordenadora Ana Paula Cortes Rodrigues abriu com saudações e  a todos os presentes e agradeceu ao presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Marcelo Verly, pelo apoio sempre prestado a Educação de Jovens Adultos.





Rosali Condack - Subsecretária Pedagógica fez uso da palavra e elogiou a presença em massa de todos os alunos, professores, diretores, e demais convidados pela presença.



O Colégio Municipal Rui Barbosa abriu o II Simpósio com alunos da EJA tocando na bateria da escola de samba localizada no bairro de Conselheiro Paulino, onde os mesmos tocam seus instrumentos musicais.  








A palestrante Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes abordou o seguinte tema:
 “Saberes necessários para se trabalhar a diversidade na EJA”. 



  





Na palestra foram levantadas várias questões, com destaque para a o analfabetismo e como ele é encarado pela sociedade .












                                            Os alunos da escola Messias de Moraes Teixeira, com a releitura 
                               da obra “Os Retirantes”, de Cândido Portinari, através de um quadro vivo, 
                                                                      unindo música e teatro.










A mesa-redonda foi mediada pelos professores Leiriane Sanches e
Marcelo Verly de Lemos, presidente da Comissão de Educação da Câmara. 

Segundo a professora Leiriane, o maior objetivo da EJA é a inclusão. E para Marcelo Verly, o acolhimento é uma das coisas mais importantes na Educação de Jovens e Adultos, pois os jovens e adultos que não estudaram, não o fizeram porque não foram dadas as condições para tal.

Foi realizada mesa-redonda para apresentação de experiências de sucesso na EJA.  A professora Michele Heckert, da Escola Estação do Rio Grande, abordou o tema: Desafios e Possibilidades: EJA Nova Friburgo. Em seguida, a professora Carla Aparecida da Silva, diretora da Escola Lafayette Bravo Filho, falou sobre “Processo de Alfabetização em área de risco”. O professor Luiz Antônio Gomes, diretor do Colégio Dermeval Barbosa Moreira, apresentou a plataforma online de reforço escolar. E encerrando os temas da mesa-redonda, o professor Geraldo Pires, orientador pedagógico do Colégio Rui Barbosa, tratou do tema: inclusão e a reconstrução de histórias de vida.







Michelle Heckert Pereira da Escola Estação do Rio Grande, abordou o tema: Desafios e Possibilidades: EJA Nova Friburgo. 






   Presença da Subsecretária Rosali Condack e equipe do Núcleo Central da SME.








Teatro com centenas de pessoas prestigiando do II Simpósio da EJA.




A professora Carla Aparecida da Silva, diretora da Escola Lafayette Bravo Filho, falou sobre “Processo de Alfabetização em área de risco”




O professor Luiz Antônio Gomes, diretor do Colégio Dermeval Barbosa Moreira, apresentou a plataforma online de reforço escolar.





O aluno  Claudeir, da 9ª Fase, do Colégio Dermerval Barbosa Moreira durante a fala do diretor Luiz Antonio, acessou a plataforma online demonstrando a todos presentes os recursos que estão disponibilizados na plataforma digital.


O professor Geraldo Pires, orientador pedagógico do Colégio Rui Barbosa, tratou do tema: inclusão e a reconstrução de histórias de vida.





E, encerrando o evento, os alunos do Colégio Dermeval Barbosa Moreira apresentaram um trecho do trabalho desenvolvido no festival literário cujo tema foi Villa-Lobos.








O aluno Luiz Antonio escreveu e compôs uma música que foi apresentada por ele e seus colegas de classe.


                   Alegria estampada no rosto da coordenadora descreve o sucesso e o dever 
                                 cumprido em prol da Educação de Jovens e Adultos.


                                 


A coordenadora Ana Paula encerrou agradecendo e parabenizando todos os participantes do
 II Simpósio da EJA. 


Nenhum comentário: