quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CinEja - "A vida surpreende"


A ESCOLA MUNICIPAL CELCYO FOLLY PRODUZIU UM CURTA METRAGEM: "A VIDA SURPREENDE"
Professora: Patricia Lopes

A VIDA SURPREENDE
A HISTÓRIA SE BASEIA NA VIDA REAL DE DOIS ALUNOS QUE SE CONHECEM NA ESCOLA E DESCOBREM ATRAVÉS DO SOBRENOME QUE SÃO PARENTES...

APÓS A DESCOBERTA TODA A TURMA SE REÚNE EM BUSCA DE MUITAS AVENTURAS E CONHECIMENTO.


https://youtu.be/_jykGkjlGNw


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CinEja: Curta Metragem: FILME: RE-CONSTRUINDO HISTÓRIAS

E.M. HERMÍNIA DOS SANTOS SILVA
PROFESSORAS: Érika Boaretto Teixeira Leite
                            Gisele Martins
                            Ana Paula Spinelli
 

FILME: RE-CONSTRUINDO HISTÓRIAS

   SINOPSE


    O VÍDEO DOCUMENTÁRIO MOSTRA, ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE VIDA DE DOIS ALUNOS, COMO QUE, APESAR DAS DIFICULDADES DA VIDA, NÃO DEVEMOS DESISTIR DOS NOSSOS SONHOS, E COMO QUE O ESTUDO NOS FAZ SENTIR MAIS IMPORTANTES, MAIS FELIZES COM A VIDA E NOS FAZ SUPERAR OS OBSTÁCULOS DA NOSSA VIDA EM SOCIEDADE. 


Acesse no YouTube :


                                    


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Projeto CinEja: Curta Metragem: "Nunca é tarde para se realizar um sonho!"

Colégio Dermeval Barbosa Moreira
Sinopse


O Curta do Colégio Dermeval Barbosa Moreira vem contar a história de um exaluno do Colégio Dermeval Barbosa Moreira, que depois de muitos anos, retornar à escola para dar um testemunho de como o colégio foi importante para a realização dos seus sonhos. Mas, ao chegar a porta da escola começam todas suas recordações de momentos marcantes de sua vida de estudante.
Assim, o Curta vem relatar esses momentos de uma forma bem dinâmica e sucinta, com objetivo de salientar o quanto a EJA pode ser importante para a vida de alguém e que:

 Nunca é tarde para se realizar um sonho!

Acesse  no YouTube




Projeto CinEja: CURTA METRAGEM - A LUA - E.M.HÉLIO GONÇALVES CORRÊA



E. M. HÉLIO GONÇALVES CORRÊA

SINOPSE DO CURTA- METRAGEM SOBRE A LUA

         A partir de uma visão dos alunos, que em noite de lua cheia a imagem de São Jorge estaria refletida na lua, percebeu-se a necessidade de explanar mais detalhadamente o assunto. Com isso, o estudo foi iniciado por uma visita ao planetário.
            Uma mesa redonda foi formada e cada aluno pôde expressar sua opinião, confrontando conhecimento com senso comum.
            Foram analisadas várias imagens sobre a lua e a partir da imagem escolhida, fez-se uma releitura usando diferenciadas técnicas artísticas. O trabalho resultou em um estudo prazeroso onde alunos e professores puderam trocar ideias e transmitir conhecimentos.

FICHA TÉCNICA
    Ø ALUNOS
Amélia Silveira Aguiar
Antônio José de Freitas Silva
Bruno da Silva Miranda
Camila Cabral Almeida Dias
 Franciel Januário dos Santos
Guilherme Almeida Barbosa
Jorcelino Barros
Jhonatan Porto do Melo Santana
Kenilayne dos Santos
Luiz Carlos Francisco
Márcio Fernando Bueno Ouverney
Paula Andrea Almeida da Silva
Sebastião Rodrigues Sobrinho Pereira
Simone Silva da Conceição
Vera Lúcia da Silva
Vera Maria Lima Fernandes
Wilgraziane da Silva Soares

    Ø  PROFESSORES
Brenda Carvalho Fernandes Storck
Elícia Regina Gonçalves da Silva

    Ø  ESTAGIÁRIA
Letícia

   Ø  DIREÇÃO
Katia  Rosane Campos Bizzo
Adelane de Oliveira Leal
Maria das Graças de Jesus Sá Vieira

 Acesse no YouTube: 

https://youtu.be/6SPDjE9Xhcs



sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Curta Metragem - E.M. Dante Magliano - "Sua contribuição para o combate a falta de água."


CinEja mais uma vez em foco... 
agora no You Tube: https://youtu.be/8roXrrbJ3mE

Obrigada a E.M. Dante Magliano e todos que participaram direta ou indiretamente da produção do Curta Metragem que abordou o tema:
 "Sua contribuição para o combate a falta de água."



sexta-feira, 28 de agosto de 2015

"E agora? Como está a sala de aula?"


No dia 25 de agosto aconteceu a Reunião Pedagógica com os professores da EJA, com o tema: “E agora? Como está a sala de aula?”

Com a participação dos professores atuando nas  seguintes oficinas:

1.       Língua Portuguesa:

TEMA: A SALA DE AULA: REFERÊNCIA PARA UMA PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA

Objetivos do Ensino da Língua Portuguesa:


ü  Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura produção de textos escritos, 
de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e 
expressivos e considerar as diferentes condições de produção do discurso;
ü  Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as 
representações construídas em várias áreas do conhecimento;
ü  Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de 
avaliação dos textos;
ü  Conhecer e valorizar as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito 
linguístico;
ü  Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e 
 eficiente na comunicação cotidiana, na elaboração artística e mesmo nas interações com pessoas 
 de outros grupos sociais que se expressem por meio de outras variedades;
ü  Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise linguística para expandir sua 
 capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise
 crítica.
(PCN da Educação de Jovens e Adultos: Língua Portuguesa – MEC)

ü  APRENDIZAGEM ocorre quando as 04 condições básicas forem atendidas:
Ø  MOTIVAÇÃO;
Ø  INTERESSE;
Ø  HABILIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS;
Ø  HABILIDADE DE INTERAGIR COM OS DIFERENTES CONTEXTOS.

PROBLEMATIZAÇÃO:
ü  Quais as metodologias que cada professor e o conjunto da escola têm adotado para a modalidade EJA?

2. Matemática:
     TEMA: A SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Objetivos do Ensino da Matemática:


  Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual,
característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a
curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade 
para resolver problemas;
·           Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e
qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles,
utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico,
métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);

·           Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para
interpretá-las e avaliá-las criticamente;      
·         Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e
resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como
intuição, indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando 
conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos
tecnológicos disponíveis;
·              Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e
apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas,
 fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela
e diferentes representações matemáticas;
·          Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos, e
entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
·          Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos
matemáticos, desenvolvendo   autoestima e a perseverança na busca de
soluções;
·          Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente
 na busca de soluções  para problemas propostos, identificando
aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando
 o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

(PCN da Educação de Jovens e Adultos: Matemática – MEC)

·           APRENDIZAGEM ocorre quando as 04 condições básicas forem atendidas:
Ø  MOTIVAÇÃO;
Ø  INTERESSE;
Ø  HABILIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS;
Ø  HABILIDADE DE INTERAGIR COM OS DIFERENTES CONTEXTOS.
    PROBLEMATIZAÇÃO: 
       Quais sinais indicam que a escola tem atingido seus objetivos e as

necessidades do público que procura a EJA?

                                                               
2- Geografia: 
 TEMA: A SALA DE AULA: ESPAÇO QUE POSSIBILITA O ACESSO 
AOS CONHECIMENTOS

Objetivos do Ensino da Geografia:

          * Compreender que cidadania também é o sentimento de pertencer
 a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a
natureza formam um todo integrado do qual todos são membros 
            participantes, afetivamente ligados, e pelo qual são responsáveis
e historicamente comprometidos com valores humanísticos;
                *     Construir um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que permita
aos jovens e adultos conhecerem o mundo atual em sua  
diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, 
os lugares e os territórios se constroem;
             ü  Construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões 
            socioambientais que acontecem na localidade e em espaços mais distantes;
               Conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o
              papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
                ü  Compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas 
              dinâmicas e interações, entendendo a formação e a organização espacial atual de espaços 
               geográficos próximos ou distantes;
              Compreender que as melhorias das condições de vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos
            e as transformações socioculturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os seres humanos e, 
            dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las; 
              ü  Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia, compreender a paisagem, o 
             território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas 
e contradições;
               ü  Desenvolver diferentes habilidades que permitam olhar o espaço, usando procedimentos de
             pesquisa em Geografia;
              ü    Compreender a importância das diferentes linguagens (gravuras, músicas, literatura, dados 
           estatísticos, documentos de diferentes fontes) na leitura da paisagem, tornando-se capaz de interpretar,
           analisar e relacionar diversas informações sobre o espaço;
          ü  Utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos 
           fenômenos geográficos.
(PCN da Educação de Jovens e Adultos: Geografia – MEC)


 APRENDIZAGEM ocorre quando as 04 condições básicas forem atendidas:
  MOTIVAÇÃO;
  INTERESSE;
  HABILIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS;
HABILIDADE DE INTERAGIR COM OS DIFERENTES CONTEXTOS.

PROBLEMATIZAÇÃO:
                          ü  Quais as evidências de que sua escola não tem atingido os objetivos 
e as necessidades do público que procura a EJA?


                   3 -    História:

 TEMA: A SALA DE AULA: A ESCRITA SERVE À MEMÓRIA COLETIVA E
 SECULAR, COMPARTILHAR O SABER E O PODER.
Objetivos do Ensino de História:

ü  Estabelecer relações entre a vida individual e social, identificando relações sociais em seu 
próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, relacionando-as com outras manifestações, em outros tempos e espaços;
ü  Situar acontecimentos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos;ü  Reconhecer que o conhecimento histórico é parte do conhecimento interdisciplinar;ü  Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;ü  Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo formas político-institucionais e organizações da sociedade civil que permitam atuar sobre a realidade;ü  Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais;ü  Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social;ü  Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e povos, como condição 
para fortalecer a democracia, respeitando-se as diferenças e lutando contra as desigualdades;

(PCN da Educação de Jovens e Adultos: História – MEC)

ü  APRENDIZAGEM ocorre quando as 04 condições básicas forem atendidas:
Ø  MOTIVAÇÃO;
Ø  INTERESSE;
Ø  HABILIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS;
Ø  HABILIDADE DE INTERAGIR COM OS DIFERENTES CONTEXTOS.
PROBLEMATIZAÇÃO:
ü  O grupo considera pertinente adotar a pesquisa em sala de aula como ferramenta pedagógica?

    4.      Arte:

TEMA: A SALA DE AULA: GÊNEROS E CONCEITOS

Objetivos do Ensino de Arte:


ü  Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística;ü  Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca 
pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a 
investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;ü  Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos
 em Arte (artes visuais, dança, música, teatro), de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais, 
identificá-los e interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente;ü  Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o
conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo 

receber e elaborar críticas;ü  Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado 
nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções 
presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo 
cultural e natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos 
e estéticos de diferentes grupos;ü  Observar as relações entre a arte e a leitura da 
realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, 
exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível;ü  Identificar, relacionar e compreender os diferentes âmbitos da arte, do trabalho e da produção dos artistas;ü  Identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias;ü  Pesquisar e saber organizar informações sobre arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.

                                                    (PCN da Educação de Jovens e Adultos: Arte – MEC)

ü  APRENDIZAGEM ocorre quando as 04 condições básicas forem atendidas:
Ø  MOTIVAÇÃO;
Ø  INTERESSE;
Ø  HABILIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS;
Ø  HABILIDADE DE INTERAGIR COM OS DIFERENTES CONTEXTOS.

PROBLEMATIZAÇÃO:
ü  Quais os desafios e as potencialidades da escola em que atua?


   
    5.  Ciências Humanas:


  TEMA: A SALA DE AULA: ESPAÇO QUE POSSIBILITA O 
ACESSO AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS.

     Objetivos do Ensino de Ciências:
             ü  Compreender a ciência como um processo de produção de conhecimento e uma  atividade humana, histórica,
associada a aspectos de ordem social, 
econômica, política cultural;  
ü  Compreender a natureza como um todo dinâmico, e o
ser humano, em sociedade, como agente de transformações
do mundo em que vive, com relação essencial com os
demais seres vivos e outros  componentes do 
ambiente;
 ü  Identificar relações entre conhecimento científico,
produção de tecnologia e condições de vida, no  mundo de hoje,
sua evolução histórica, e compreender a  tecnologia como
meio para suprir  necessidades humanas,
sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios
das práticas científico-tecnológicas;
ü  Compreender a saúde pessoal, social e ambiental
como bem individual e coletivo que deve ser promovido
 pela ação de diferentes agentes;
ü  Formular questões, diagnosticar e propor soluções para
problemas reais a partir de elementos das  Ciências Naturais, 
colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes
desenvolvidos no aprendizado escolar;
ü  Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados
tanto a energia, matéria, transformação, como espaço,
tempo, sistema, equilíbrio e vida;
ü  Saber combinar leituras, observações, experimentações e 
registros para coleta, comparação entre  explicações,
organização, comunicação e discussão de fatos 
e informações;
ü  Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação
crítica e cooperativa para a construção coletiva  
do conhecimento;

(PCN da Educação de Jovens e Adultos: Ciências Naturais – MEC)

APRENDIZAGEM ocorre quando as 04 condições básicas forem atendidas:

Ø  MOTIVAÇÃO;
Ø  INTERESSE;
Ø  HABILIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS;
Ø  HABILIDADE DE INTERAGIR COM OS DIFERENTES CONTEXTOS.

PROBLEMATIZAÇÃO:


 Qual é o sujeito real por trás do aluno?






A Reunião contou com a presenças dos professores da EJA, diretores e orientadores.





Sempre bom esses encontro para realizar trocas de experiências....

 A coordenadora Ana Paula sempre agradecida pela equipe unida e disposta que luta por uma educação de qualidade.






Oficina 4 – Ciências:  Qual é o sujeito real por trás do aluno?
Contou o professor Marcus Vinícius T. de Freitas e Luciana Bibá que conduziram muito bem o trabalho.



Participaram as professoras:
Vanuza Pedro Ximenes, Luana Oliveira da Rosa, Luzia da Silva Pichone, Adriana Vieira da Costa, Andréa Baloneck, Agatha F. de Carvalho, Grasiely da Rosa Fernandes e 
Gisele Martins Alves.





Oficina 3- História: O grupo considera pertinente adotar a pesquisa em sala de aula como ferramenta pedagógica?

A professora Elingleides Sant'anna foi a professora selecionada para estar atuando a frente dessa oficina.


Participaram as professoras: Simone Dutra, Érika Boaretto, Rosineia de Fátima e Fernanda Barros.






Oficina 5 – Arte:  Quais os desafios e as  potencialidades da escola em que atua?









Oficina 1- Matemática: Quais sinais indicam que a escola tem atingido seus objetivos e as necessidades do público que procura a EJA?
Contou com o trabalho dos professores Rodrigo O. Mancebo e Rafael Oliveira Almeida.





Estiveram presentes na oficina de Matemática os professores: Alexandre Nicolau de Freitas, Rosangela Vilhena Japponi, Ana PAula Spinelli P. Schenk, Elizangela Carrilho, Erika A. M. de Souza, Janaina Franca e Adriana da R.P. Machado( diretora - E.M. Jardel Hottz)







Professor Daniel Campos conduziu a Oficina 6 – Geografia:  Quais as evidências pedagógicas de que a escola não tem atingido os objetivos as necessidades do público da EJA?





Oficina 2- Língua Portuguesa:  Quais as metodologias que cada professor e o conjunto de escola tem adotado para a modalidade EJA?

 Essa oficina foi conduzida pelas professoras Leiriane M. Sanches e Rosiara Campos Knupp.

Participaram os professores: Marinalva Piler Sinder, Dayhener Marinho Vogt, Valéria Martins, Patrícia dos Santos Salazar, Flávia Ferreira Gomes, 

Parabéns!
Sucesso total...




Todos são nota 10...