EJA municipal faz arte em Nova Friburgo
“Para fazer arte, tem que ter dom para re-criar” foi o tema escolhido pela coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação (SME), para finalizar os projetos pedagógicos do ano de 2014. Na noite última quarta, 26, foi inaugurada a exposição com trabalhos criados pelos alunos da EJA, além da realização de apresentações no auditório anexo à Secretaria.
Os alunos desenvolveram pintura em quadros, colagem, maquetes, reaproveitamento de vinil, quadro tridimensional, pintura em tecido, fuxico, escultura em massa de modelar, uso de grãos como lentilha, etc. Tudo com o foco no tema do projeto e na releitura de pintores brasileiros como Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres, Romero Brito, principais artistas trabalhados, entre outros.
A coordenadora da EJA, Ana Paula Cortes Rodrigues, abriu o evento e falou do trabalho que vem sendo realizado com o grande apoio e parceria de diretores e professores que estimulam a participação dos alunos. Ana Paula explicou a decisão de realizar a exposição na sede da SME para que os alunos pudessem conhecer o trabalho que é realizado pela Secretaria e como isso afeta o dia a dia dos alunos.
Em seguida, os alunos da escola Jardel Hottz cantaram música de Noel Rosa e foram acompanhados pelo público presente que lotou o auditório. Pela escola Estação do Rio Grande, o aluno João Victor Lopes Veiga cantou um rap, com letra de sua autoria, que encantou a todos. Já os alunos da escola Messias de Moraes Teixeira uniram música e teatro, apresentando, de forma emocionante, uma releitura do quadro “Os retirantes” de Candido Portinari. Encerrando as apresentações antes da abertura oficial da exposição, a aluna Mariza dos Prazeres, da escola Anna Barbosa, recitou uma poesia sobre Candido Portinari.
Ao final, todos os presentes puderam visitar a exposição e admirar a arte desenvolvida pelos alunos da EJA. A exposição ficará na Secretaria até o dia 12 de dezembro e os alunos da EJA terão visitas agendadas para conhecer as obras dos colegas. As pessoas que visitarem a Secretaria de Educação também poderão verificar o belo trabalho realizado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
O município possui 21 unidades que oferecem EJA, atingindo cerca de mil alunos a partir dos 15 anos de idade.
Legendas:
2941 – coordenadora da EJA
2954 – alunos do Jardel Hottz
2971 – João Victor contando rap
2996 – releitura do quadro “os Retirantes
3014 – leitura de poesia sobre Portinari
2941 – coordenadora da EJA
2954 – alunos do Jardel Hottz
2971 – João Victor contando rap
2996 – releitura do quadro “os Retirantes
3014 – leitura de poesia sobre Portinari